10 janeiro 2007

15 - A Sombra - O Diabo não está mais no porão!



O Anticristo, Asmodeu, Diabo, Demônio, Demo, o Maligno, o Cão, Capeta, o Pai da Mentira, Satanás, Satã, Sadã, Bush, o Inimigo, o Tentador, o Tinhoso, o Maldito, o Príncipe do Exílio, o Senhor deste Mundo, o Renegado, o Rabudo, o Chifrudo, o Cara lá de Baixo, o Pai do Rock (Oh Yeah!), Belzebu, Baphomet, o Bichão, Mefisto, Mefistófeles, o Anjo Caído, Lúcifer, o Adversário, o Rei das Moscas, a Serpente, o Bode, o Lobo Mal, Anjo da Luz, o Imperador das Trevas, a Sombra, o 666, o Marketeiro, o Tio Sam, Bin Laden, o Acusador, o Exu, a Besta do Apocalipse, o Irmão gêmeo de Deus, o Senhor de Todos os Nomes a não ser seu verdadeiro:
Homem.


Quem não tem medo da cara feia?
Quem tem coragem para encarar o próprio rabo?
Quem tem consciência suficiente para tirar o diabo do porão?
Mas, antes de tudo, quem é o Diabo?

Antigamente, na época em que imperava uma visão mais limitada e folclórica, tinha a forma de um monstro peludo, antinatural, grotesco e assustador.
Hoje em dia, para alguns fanáticos religiosos, ele ainda é este ser horrendo que parece ter mais poder para o mal que o próprio Deus para o bem. Porém, para aqueles que de certa forma buscam o conhecimento e a evolução espiritual, sua imagem foi se humanizando ao longo do tempo.Talvez porque agora estejamos mais preparados para encará-lo como aspecto imperfeito de nós mesmos ao invés de uma criatura sobrenatural ou demônio infernal.

A verdade é que ele é a sombra da própria humanidade imperfeita. Nós criamos o Diabo e lhe damos força cada vez que nos recusamos a olhar para dentro de nós mesmos. E como é sempre mais fácil achar que a culpa é dos outros, fechar os olhos para nossa podridão e freqüentar o mundo perfeito e hipócrita dos seres superficiais, cabe aos artistas, aos filósofos e às pessoas de gênio, encará-lo por inteiro.

Não existe figura mais ambígua e contraditória. Macho e fêmea, repulsivo e atraente, pode representar a corrupção humana, a ambição desmedida, os medos, os impulsos destrutivos, as aberrações e, nos dias de hoje, o poder da tecnologia que mecaniza a Terra e esmaga a natureza e a humanidade.

Por outro lado, ele também encerra em seus vários significados, o Êxtase e a “Divina loucura”. É o deus Pã e a sua liberdade, é o nosso lado animal e o que temos de mais natural. Muito mais selvagem amoral e natural que maléfico, é a paralisia dos humanos, escravos do medo e da falsa moral, que cria o problema. Somente quando reprimidos, os instintos que ele representa se tornam negativos e assustadores. Livres, eles são divertidos, prazerosos e até despertam a inveja dos puritanos.

Quem não tem medo da cara feia? Quem tem coragem para encarar o próprio rabo? Somente aqueles homens e mulheres de energia superior, os inconformados, os rebeldes, os últimos “selvagens”, os buscadores, os artistas ou aqueles que sabem que a liberdade de simplesmente “ser” contém o fator-desafio: incorporar a sombra, aceitar as próprias imperfeições, despir-se da tão confortável hipocrisia e, porque não, tirar o Diabo do porão?

2 comentários:

Larissa Siqueira disse...

Particularmente, uma de minhas preferidas.

Larissa Siqueira disse...

I LOVE THIS ONE...