02 abril 2010

Feliz Páscoa!

Era uma vez, uma mitologia muito antiga, que se espelhava nas estações do ano e nas mudanças da natureza para celebrar seus ritos. Quando o inverno se despedia e a fertilidade voltava a verdejar nos campos, logo na primeira lua cheia da estação das flores, os motivos eram de festa, pois a natureza havia renascido e a terra geraria frutos e alimentos enquanto o Sol se aproximava cada vez mais.
Motivos suficientes para agradecer à deusa Vênus. Mas como esse povo era nórdico e falava outro idioma, chamaram-na de Deusa Eostre, ou OSTARA.

Aí chegaram os homens maus, sedentos por poder e nada criativos. Manipularam a história em nome de seus interesses. O significado de ressurreição da natureza pela mudança de estação foi transformado, e eles disseram que era a ressurreição do seu chefe. E assim seguiram deturpando. Os ovos e as lebres de Eostre, agora representariam a vida nova e a capacidade de reprodução ilimitada de seus fiéis.

A antiga Deusa da Aurora, agora estava no crepúsculo, pois disseram que um novo ídolo andou morrendo na sexta-feira e ressuscitando logo no domingo da sua festa. Agora, na lua cheia da nova estação, deveriam abster-se da carne e rezar pelo corpo que com todos os seus ossos, subiu aos céus. Mas todo mundo só quer saber mesmo é de chocolate. Bom, pelo menos a gula é um pecado bem legal e não tem nada a ver com a frugalidade representada pelo mestre cristão...

Assim, enquanto a história não foi considerada nem respeitada, a fé cega e inventada tampouco é um exemplo atual de devoção. O que o povo quer é uma boa razão pra celebrar em massa, não importa mesmo os reais motivos. Bom mesmo é ser feliz, todo mundo junto...

Eu também quero ser feliz! Não vejo a hora de devorar meu ovo de páscoa domingo! Na cidade, vou ver um monte de gente carregando raminhos nas mãos e vou imaginar que Eostre em algum lugar está super feliz também, pois sabe que as plantas sempre fizeram parte do seu culto. Suas lebres também estarão por aí, agora versão coelho, com lacinhos no pescoço e recheados de brinquedos.

Depois vou ter aquela dor de barriga, típica de quem ignora a verdade em nome do prazer. Chocolate tem tudo a ver com páscoa! É exatamente como as verdades inventadas. Não alimenta, mas é tão doce, tão bom... Se eu vou ter diarreia e engordar, deixa pra lá.
Isso é um problema para depois...

FELIZ OSTARA!

2 comentários:

Anônimo disse...

Isso aí Lara, deixa o povo ser feliz. Pena que para muitos a verdade é amarga e a ignorância é doce como o chocolate! Engorda o ego dos que acreditam seguir o correto mas não os nutre de sabedoria! Cada um crê na mentira que lhe convém! Beijos! Feliz Ostara! Fernando

Anônimo disse...

Sissinha Mainardi! Orgulho da familia!!!